Entre a literatura e a história
| |
Alfredo Bosi
480 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-532-3
2013
- (2ª edição - 2015)
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Intuição das mais finas, conhecimento dos mais sólidos são termos que não bastam para definir as qualidades da escrita e do pensamento do ensaísta Alfredo Bosi. A esses dois aspectos vem se somar pelo menos um terceiro: o impulso da transmissão clara, emancipadora, que deixa de lado o supérfluo, desce às fontes para sondar pacientemente o solo e o subsolo da história da cultura, das ideias e da política, e retorna à superfície para conduzir o leitor a um círculo mais amplo de interpretação.
Entre a literatura e a história reúne cerca de quarenta textos, entre ensaios inéditos, entrevistas, prefácios e artigos de intervenção, que desenham um quadro bastante nítido dos interesses do autor. Aqui estão presentes a literatura brasileira (romântica, moderna e contemporânea), mas também as vanguardas latino-americanas. Machado de Assis, mas também Vico e Leopardi. A leitura cerrada de um conto, de um romance, de um poema, prepara a inteligência para a síntese brilhante que historia o movimento das ideias e das ideologias - caso dos ensaios que estudam de perto as manifestações do liberalismo e do positivismo no Brasil.
O volume se completa com uma série de textos em que o professor de Literatura Brasileira da USP discute, sob vários ângulos, questões candentes da atualidade (entre elas os desafios da educação em nosso país), revê etapas de sua própria formação e traça o perfil de intelectuais como Otto Maria Carpeaux e Celso Furtado, entre outros. Tudo isso na prosa cristalina de um mestre da crítica, intérprete incomum das tensões que atravessam a literatura e a história.
Sobre o autor
Alfredo Bosi nasceu em São Paulo, em 1936. Cursou Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especializando-se em Literatura Brasileira e Italiana. Ingressou como professor nesta faculdade em 1959, ministrando o curso de Literatura Italiana até 1970. Após a transferência para o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, tornou-se professor titular da área de Literatura Brasileira em 1985. Entre 1997 e 2001 dirigiu o IEA-USP e atualmente é editor da revista Estudos Avançados. Desde 2003 é membro da Academia Brasileira de Letras, e em 2009 recebeu o título de Professor Emérito da FFLCH-USP. É autor de, entre outros livros, História concisa da literatura brasileira (1970), O ser e o tempo da poesia (1977), Céu, inferno (1988), Dialética da colonização (1992), Ideologia e contraideologia (2010) e Entre a literatura e a história (2013).
Veja também
|