Frances Hodgson Burnett
208 p. - 13.5 x 18 cm
ISBN 978-85-7326-553-8
2002
- (2ª edição - 2014)
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil de todos os tempos, já adaptado para o cinema e a televisão e publicado em inúmeros países, O pequeno lorde, de Frances Hodgson Burnett (1849-1924) é apresentado aqui na inspirada tradução de Tatiana Belinky, uma das personalidades literárias mais queridas de nosso país. A história do encantador Cedric Errol, um menino de sete anos que vivia uma vida simples em Nova York quando descobre que é herdeiro de um riquíssimo conde inglês, é acompanhada aqui pelas duas séries de ilustrações originais de Reginald Birch, realizadas para as primeiras edições da obra, lançadas em 1886 e 1911.
Sobre o autor
Frances Hodgson Burnett nasceu em Cheetham Hill, próximo a Manchester, na Inglaterra, em 1849. Em 1865, órfã de pai e fugindo da pobreza, transferiu-se com a mãe e os irmãos para os Estados Unidos, estabelecendo-se no Tennessee. Publicou suas primeiras histórias a partir de 1868, em revistas como Godey's Lady's Book e Harper's Bazaar. Mudando-se para Washington D.C., lançou seu romance de estreia, That Lass o' Lowrie's, em 1877, ao qual se seguiram vários outros. Foi somente em 1886, aos 37 anos, que a autora publicou seu primeiro livro infantil, O pequeno lorde, que alcançou enorme sucesso. Passou então a lançar, paralelamente à sua obra adulta, diversos livros para crianças, como A princesinha, de 1905, e O jardim secreto, de 1911. Assim como O pequeno lorde, estas obras acabaram se tornando grandes clássicos da literatura infanto-juvenil em todo o mundo, tendo sido várias vezes adaptadas para o cinema e traduzidas para diversas línguas. Em 1898 a autora retornou à Inglaterra, residindo até 1907 no condado de Kent. Em 1909 voltou aos Estados Unidos, dando sequência à carreira de escritora de contos, romances e peças de teatro. Frances Hodgson Burnett faleceu em Plandome, Estado de Nova York, em 1924.
Sobre a tradutora
Tatiana Belinky nasceu na cidade de São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e mudou-se com os pais para Riga, capital da Letônia, aos dois anos de idade. Em 1929, a família transferiu-se para o Brasil, instalando-se em São Paulo, onde, após cursar o ginásio no Mackenzie, Tatiana estudou Línguas e Filosofia. Em 1940, casou-se com o médico psiquiatra e educador Júlio Gouveia. Juntos os dois seriam responsáveis por várias iniciativas culturais pioneiras na cidade e no país, como a fundação do Teatro-Escola de São Paulo em 1948, as experiências de teleteatro na década de 1950 e 1960 (quando chegou a fazer roteiros de mais de mil obras clássicas da literatura e da dramaturgia) ou, ainda, a criação da primeira adaptação televisiva da obra de Monteiro Lobato, O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Paralelamente a sua carreira como autora infantil, com mais de 130 livros publicados e alguns dos mais importantes prêmios literários do país, Tatiana desenvolveu uma sólida trajetória como tradutora, vertendo com extrema qualidade obras clássicas e contemporâneas de língua inglesa, alemã, mas sobretudo de sua amada literatura russa, como Almas mortas, de Gógol, A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói, e inúmeros poemas, contos e novelas de autores como Púchkin, Leskov, Turguêniev, Górki, Tchekhov e outros. Faleceu em São Paulo, em 2013, aos 94 anos de idade.
Sobre o ilustrador
Reginald Bathurst Birch nasceu em Londres, em 1856, filho de um oficial do exército britânico. Em 1870, emigrou com os pais para San Francisco, nos Estados Unidos, cidade onde iniciou seus estudos artísticos, ajudado pelo pintor Toby Edward Rosenthal. Entre 1873 e 1881, voltou à Europa, estudando na Academia Real de Munique e realizando ilustrações para publicações em Viena, Paris e Roma. Estabeleceu-se em seguida em Nova York, onde passou a colaborar regularmente para as revistas norte-americanas St. Nicholas, The Century, Harper's e Life, entre outras. Seu primeiro grande sucesso foram as ilustrações para a primeira edição de O pequeno lorde, de Frances Hodgson Burnett, lançada em 1886. As roupas do protagonista do livro, idealizadas por Birch, criaram uma verdadeira tendência na moda infantil da época. Ilustrou mais de sessenta obras - de autores como Charles Dickens, Edith Nesbit e Louisa May Alcott - entre 1883 e 1939, ano em que a editora Harcourt, Brace and Company publicou um livro em sua homenagem. Faleceu em Nova York, em 1943.
Veja também
|