A pintura - vol. 07
O paralelo das artes
| |
Apresentação de Jacqueline Lichtenstein
136 p. - 13 x 21 cm
ISBN 85-7326-324-5
2008
- 2ª edição
Ut pictura poesis.
A célebre frase de Horácio, que comparava a poesia à pintura, adquiriu no Renascimento sentido inteiramente inverso, comparando agora o quadro ao poema, o que aproximava - e, em certa medida, submetia - a pintura às exigências das artes da linguagem.
É essa inversão, plena de consequências para a história da arte ocidental, que os catorze textos aqui selecionados por Jacqueline Lichtenstein, professora da Universidade de Paris X, exemplificam com clareza. Partindo do Tratado da pintura de Leonardo, passando por Cellini, Vasari, Poussin, Winckelmann, Lessing e muitos outros, o sétimo volume da coleção A pintura apresenta os múltiplos enfoques que o paralelo das artes - e, dentro desse tópico, particularmente a doutrina do Ut pictura poesis - pôde assumir, desde o Renascimento até a Modernidade.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|