Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Coleções | Literatura estrangeira | Literatura russa
 

 R$ 94,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Viagem sentimental

 

Viktor Chklóvski

Tradução de Cecília Rosas
Posfácio de Galin Tihanov

408 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-689-4
2018 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Viagem sentimental é o título que o crítico russo Viktor Chklóvski emprestou de Sterne para dar nome às suas memórias dos turbulentos anos de 1917 a 1922. Escrito durante a guerra civil russa, o livro trata da Primeira Guerra Mundial, da revolução de 1917 e da vida literária no início da república soviética. O autor, hoje reconhecido como o fundador da escola formalista de crítica literária, foi também instrutor de direção de carros blindados, comissário de guerra, conspirador antibolchevique e especialista em bombas. Para narrar essa vida que mais parece um romance de aventuras, a prosa digressiva e coloquial de Viagem sentimental está sempre no limite entre a memória e a ficção, entre o testemunho lacônico e as explosões de lirismo.
Primeira tradução em português da obra, esta edição inclui ainda um ensaio inédito de Galin Tihanov, professor da Universidade de Londres, que esclarece os vínculos entre a teoria formalista e a prosa modernista de Chklóvski.

Este livro faz parte da série Narrativas da Revolução, dirigida por Bruno Barretto Gomide, da Universidade de São Paulo. Publicadas na década de 1920, as cinco obras de ficção escolhidas dialogam diretamente com a Revolução Russa de 1917 e dão prova da diversidade de caminhos estéticos e da extraordinária força inventiva do período.


Sobre o autor
Viktor Boríssovitch Chklóvski nasceu em 1893 em São Petersburgo. Em 1912 ingressou na Faculdade de História e Filologia, mas, com a eclosão da guerra, juntou-se ao exército como voluntário e passou a servir como instrutor na divisão de carros blindados. Nesse período conturbado formou a OPOIAZ, grupo pioneiro na análise formal da literatura, e publicou textos seminais como "A arte como procedimento". Teve participação ativa na Revolução de Fevereiro e no recém-criado soviete de Petrogrado, e viajou ao front ucraniano e à Pérsia como comissário de guerra do Governo Provisório. Após a Revolução de Outubro, teve envolvimento na conspiração antibolchevique encabeçada pelo Partido Socialista Revolucionário e teve que refugiar-se em Sarátov, onde dedicou-se aos ensaios que comporiam seu livro Sobre a teoria da prosa, publicado em 1925. Em 1919 volta a Petrogrado e leciona no Instituto de História da Arte e nos estúdios do projeto Literatura Mundial, liderado por Górki, além de compilar suas memórias da guerra e da revolução que vão integrar o livro Viagem sentimental (1923). Após um breve exílio em Berlim, torna-se um dos líderes do grupo que editava o famoso periódico LEF. Nas décadas que se seguiram continuou a escrever crítica e teoria literária, trabalhando também como editor de filmes e roteirista para o Comitê Estatal de Cinematografia, além de publicar os livros Sobre Maiakovski (1940) e Lev Tolstói (1963). Morreu em Moscou, em 1984, aos 91 anos de idade.


Sobre a tradutora
Cecília Rosas é mestre e doutoranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH-USP, com dissertação de mestrado sobre Púchkin. Deste autor traduziu os volumes Noites egípcias e outros contos (2010) e O conto maravilhoso do tsar Saltan (2013), além de organizar e traduzir, de Dostoiévski, a coletânea O ladrão honesto e outros contos (2013). Mais recentemente foram lançadas suas traduções dos livros A margem esquerda, segundo volume dos Contos de Kolimá de Varlam Chalámov (2016), e A guerra não tem rosto de mulher, da Prêmio Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch (2016).



Veja também
Inveja
Diário de Kóstia Riábtsev
O ano nu

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779