Lima Barreto: uma autobiografia literária
| |
Lima Barreto
200 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-494-4
2012
- 1ª edição
No conjunto de escritos de e sobre Lima Barreto (1881-1922), este livro ocupa desde já um lugar de destaque. A partir do convívio intenso com suas obras, o historiador da literatura Antonio Arnoni Prado propõe uma sequência de textos que, sem perder a referência ao quadro de origem - sempre elucidado com precisão pelo organizador -, iluminam de maneira inédita a formação da sensibilidade e da consciência crítica do escritor.
Empregando os procedimentos do corte e da montagem, Lima Barreto: uma autobiografia literária recombina fragmentos de contos, cartas, diários, romances, artigos e crônicas de jornal nos quais ressoa a voz do autor marginalizado, aqui organizada em capítulos como "Autorretrato", "O narrador", "Sobre arte e literatura" e outros.
Na articulação entre os textos (sobretudo na passagem do registro biográfico para a construção ficcional) se fazem presentes, ora na contraluz, ora claramente indicadas, as configurações históricas, culturais e sociais contra as quais o autor de Triste fim de Policarpo Quaresma se bateu por toda a vida. Do cruzamento de todos esses planos emerge o retrato renovado de um intelectual libertário e combatente, de atualidade impressionante.
Sobre o organizador
Antonio Arnoni Prado nasceu em São Paulo, em 1943. É mestre (1975) e doutor (1980) pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na Fondazione Feltrinelli, de Milão (1986). Desde 1979 leciona no Departamento de Teoria Literária da Unicamp, onde é professor titular. Entre seus trabalhos incluem-se a edição da crítica literária dispersa de Sérgio Buarque de Holanda em O espírito e a letra (Companhia das Letras, 1996, 2 vols.) e a publicação de uma coletânea de ensaios críticos reunidos em Trincheira, palco e letras (Cosac Naify, 2004). Pela Editora 34 publicou Itinerário de uma falsa vanguarda: os dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo (2010, Prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional), Lima Barreto: uma autobiografia literária (2012) e Dois letrados e o Brasil nação (2015, vencedor do Prêmio Rio de Literatura na categoria ensaio).
Veja também
|