Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Clássicos da literatura | Literatura estrangeira
 

 R$ 124,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister

 

Johann Wolfgang von Goethe

Tradução de Nicolino Simone Neto
Apresentação de Marcus Vinicius Mazzari

Posfácio de Georg Lukács


608 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-360-2
2006 - (3ª edição - 2020)

Verdadeiro "ponto culminante na história da narrativa". É em termos como esses que Georg Lukács se refere a Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, livro que, publicado em duas partes (em 1795 e 1796), alcançou reconhecimento imediato, dando origem a um novo gênero literário - o Bildungsroman, ou romance de formação, a mais importante contribuição alemã à literatura mundial.
Com uma habilidade extraordinária, Goethe narra as aventuras do jovem Wilhelm Meister, filho de um casal da burguesia alemã, que, contrariando as expectativas de sua classe e família, desejosa de que ele faça carreira no comércio, decide juntar-se a uma trupe de comediantes, ingressando assim no mundo do teatro. Em meio a uma sequência infindável de encontros, peripécias e diversas ligações amorosas, Meister se vê às voltas com os mais diferentes extratos sociais, cumprindo uma trajetória que desenha um esplêndido painel da sociedade de seu tempo.
Romance enciclopédico, considerado por Schlegel um dos grandes acontecimentos da Idade Moderna, com influência equiparável à Revolução Francesa, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister sintetiza e supera as formas narrativas anteriores. Com meios inéditos para a época, Goethe constrói seu livro em torno da questão da formação do indivíduo em condições históricas concretas. Afinal, para o autor do Werther e do Fausto, a realização do homem não dependia apenas da harmonia de sua vida interior, mas do modo como este se insere no contexto social. Pois é exatamente esta rara aliança entre valores individuais e coletivos que constitui o cerne deste livro excepcional, que reúne, com perfeição, a prosa das relações sociais e a poesia do coração.


Sobre o autor
Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 1749 em Frankfurt am Main, na Alemanha. Iniciou os estudos de Direito em Leipzig, aos 16 anos, ao mesmo tempo em que lia os clássicos franceses e escrevia seus primeiros poemas, interessando-se também pelas Ciências Naturais. Em 1770 transfere-se para Estrasburgo, onde conhece Herder e completa os estudos de Direito. Em 1772, já trabalhando em Wetzlar como advogado, escreve a peça Götz von Berlichingen, de inspiração shakespeariana, e começa a redigir o Fausto, que seria sua obra-prima. Em 1774 publica Os sofrimentos do jovem Werther, romance que obtém enorme sucesso e transforma o jovem poeta em um dos mais eminentes representantes do movimento “Tempestade e Ímpeto”. No ano seguinte aceita o convite do jovem duque de Weimar para trabalhar na corte daquela pequena cidade: como alto funcionário da administração, o escritor desdobra-se em homem de Estado. Após dez anos, em 1786, enfastiado com o trabalho, parte para a Itália com um nome falso, experiência registrada no livro Viagem à Itália, publicado em dois volumes, em 1816 e 1829. Quando retorna a Weimar, em 1788, estabelece amizade com Schiller, professor na Universidade de Iena. Em 1790 assume a superintendência dos Institutos de Arte e Ciências de Weimar e Iena e, no ano seguinte, a direção do Teatro de Weimar. Lança depois o romance de formação Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1796), o poema épico Hermann e Dorothea (1797), a primeira parte do Fausto (1808), o romance As afinidades eletivas (1809) e a autobiografia Poesia e verdade (redigida entre 1811 e 1831), entre outras obras. Após sessenta anos de trabalho no Fausto, Goethe conclui a segunda parte da tragédia, meses antes de falecer em Weimar, em 1832.


Veja também
Fausto I
Uma tragédia
Fausto II
Uma tragédia
A dupla noite das tílias
História e natureza no Fausto de Goethe

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779